O
SindMPU/MT vem, por meio da presente nota, esclarecer o que
segue:
Como
se sabe, todos os usuários do Plan-Assiste foram pegos de surpresa
com a comunicação do Conselho Gestor de reajuste do plano de saúde
há apenas poucos dias, materializada no desconto mensal no
contracheque que pode ser conferido no dia de hoje, em média com 56%
de aumento no custeio.
Destaca-se
novamente que a decisão de reajuste foi tomada no dia 26 de junho,
na 30ª Reunião do Conselho, sem a participação de entidades
representativas de servidores ou membros (já que não nos é
permitida a participação), mas somente foi divulgada aos servidores
no dia 1º de outubro pela Carta aos usuários, sem a notificação
prévia destes, portanto.
A
administração foi audaciosa, fechou a folha e divulgou no mesmo
dia, para reforçar que não iria de forma alguma reconsiderar a
decisão tomada pelo aumento de forma integral e imediata, não
obstante os requerimentos administrativos postulados por escrito pelo
SindMPU, bem como os clamores dos presentes na reunião expositiva
ocorrida no dia 08/10/2019.
A
Diretoria Executiva Nacional, tão logo tomou ciência da decisão
tomou as providências administrativas e jurídicas cabíveis, mas
todas demonstraram-se frustradas até o momento. Embora tenha
ingressado com pedido liminar para garantir a suspensão do reajuste
no dia 02 de outubro, o pedido de urgência foi indeferido sem
julgamento do mérito (Confira-se nos autos n.
1029552-43.2019.4.01.3400).
Em
nota, o Diretor Executivo Rodolfo Vale assinalou que a diretoria
jurídica do sindicato recorrerá da decisão e conclama à base a
apresentar “sugestões e deliberações em relação ao modo
como deverá atuar e qual deverá ser o caminho seguido nesse estágio
do processo, de forma a garantir o acesso à saúde com custo justo e
razoável”.
Enquanto
Diretoria e em especial como usuários do plano que somos, fazemos um
apelo aos sindicalizados para que mantenhamos a calma e sigamos no
caminho dialogo e luta sem apatia para buscarmos em conjunto as
alternativas que estiverem ao alcance para enfrentar esta demanda.
Por
oportuno, o responsável pelo Escritório Estillac, que presta a
assessoria jurídica ao sindicato de forma coletiva e individualizada
aos filiados, Bruno Rocha, entrou em contato para viabilizar uma
unidade descentralizada em Mato Grosso, com atendimento presenciais
mensais e personalizados.
Espera-se
que com a medida essa importante ferramenta, ações em prol da
categoria possa ser utilizada como instrumento estratégico para
minimizar os impactos que os servidores vem sofrendo com as perdas
sofridas.
Neste
momento, os servidores filiados ou ex-filiados que tiverem
reclamações, sugestões, demandas pendentes com o jurídico e
queiram que este entre em contato para tratar destes assuntos, podem
responder este email, ou avisar aos membros da diretoria, para que as
informações sejam repassadas.
A
diretoria.
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